Qual o nome da cirurgia plástica na barriga?

Qual o nome da cirurgia plástica na barriga?

Quem não sonha em ter aquela barriga lisinha ou toda definida cheia de gominhos? A grande maioria das pessoas, provavelmente, porém muitos acreditam que a cirurgia plástica é o caminho para tal feito. Só que não é bem assim. A abdominoplastia ajuda a eliminar a flacidez da região e melhorar o contorno corporal, mas não a defini-lo. Atualmente, a abdominoplastia ou cirurgia plástica na barriga, é a terceira intervenção cirurgia estética de maior procura em todo o país, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Para se ter uma ideia de quantos brasileiros procuraram e realizaram uma cirurgia plástica na barriga, em 2016 foram 229 mil casos – ano base do último Censo promovido pela entidade.

A cirurgia plástica da barriga tem como um dos objetivos a correção da diástase abdominal, que é a separação dos músculos de forma exagerada, resultando em acúmulo de pele no abdômen e abaulamento.

Geralmente essas condições são resultado de uma perda de peso excessivo, seja por meio de reeducação alimentar e prática de exercícios, e até mesmo em pacientes que foram submetidos a uma cirurgia bariátrica para eliminar a obesidade. Outro fator, em especial às mulheres, é a gestação, sendo que nem sempre o músculo abdominal retorna à sua normalidade após a gravidez.

Independentemente da situação que resultou no acúmulo de pele e em flacidez, é de extrema importância que o paciente entenda que a eliminação da pele excedente não o fará emagrecer e permanecer esbelto o resto da vida. Cirurgia plástica não é milagre e sim uma ajuda da medicina para melhorar questões estéticas que afetam diretamente a autoestima e a qualidade de vida dessas pessoas.

A abdominoplastia é a única cirurgia plástica na barriga?

Não necessariamente. Além da abdominoplastia, a medicina conta ainda com a técnica de lipoaspiração, um poderoso aliado na redução de gordura localizada na região do abdômen. A diferença entre as duas técnicas? Simples, a cirurgia plástica na barriga retira pele excedente e flácida, ou seja, tem resultado direto com o aspecto exterior da pele. Enquanto a lipoaspiração tem efeito interno no paciente, eliminando a gordura localizada na parte abaixo da pele.
Agende sua consulta com o cirurgião plástico
Porém, é importante salientar que a abdominoplastia, na grande maioria dos casos, é feita junto a lipoaspiração, para tornar o resultado do procedimento cirúrgico mais perceptível e de acordo com as expectativas do paciente.

Como é feita a abdominoplastia?

A técnica cirúrgica tem grande complexidade, uma vez que envolve toda a região abdominal. No centro cirúrgico e com o paciente anestesiado, o cirurgião plástico fará um corte na região abaixo do umbigo e um túnel abaixo da pele até a altura do estômago. Essa pele será descolada do músculo abdominal para que o cirurgião possa suturar toda essa musculatura, unindo-a o máximo possível para impedir que essa musculatura se afrouxe novamente. Passado isso, é a hora de retirar (cortar) a pele que sobrou após a reconstrução da musculatura e a recolocação do umbigo — que é removido e reimplantado no paciente.

Justamente por se tratar de uma cirurgia de grande complexidade e etapas, as cicatrizes são grandes e caso o paciente não faça os cuidados adequados após a cirurgia plástica na barriga, essas cicatrizes podem ficar muito evidenciadas, além do risco de formação de queloides na mesma.

Minha barriga ficará lisinha após o procedimento?

A região abdominal será diminuída com a retirada de gordura e de pele, porém para ter a barriga tanquinho o esforço deve partir do paciente, que terá de mudar hábitos alimentares e realizar atividades físicas com frequência.

Caso o paciente não tenha isso em mente, de nada adiantará se submeter a uma cirurgia plástica na barriga. Tudo o que o incomodava pode retornar, sendo muito mais difícil de se realizar um segundo procedimento cirúrgico.

Compartilhe

Picture of Dr. Mario Farinazzo

Dr. Mario Farinazzo

Formado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Dr. Mário Farinazzo tem mais de 10 anos de experiência como cirurgião. É pioneiro na técnica de Rinoplastia Preservadora, tendo uma das maiores experiências no Brasil.