breast augmentation

Quais são os tipos de mamoplastia?

Toda cirurgia plástica envolvendo as mamas é denominada mamoplastia. Elas têm como objetivo alterar o formato, reconstruir, aumentar ou diminuir o tamanho dos seios, podendo ser realizadas por razões médicas ou estéticas.

 

Quais são os tipos que existem?

Aumento: O aumento dos seios está entre os procedimentos mais populares do Brasil. Ele é buscado por mulheres que desejam seios maiores e firmes, que são características associadas à sensualidade. Para a cirurgia, é utilizada uma prótese que garante firmeza, formato e naturalidade da mama. A prótese mamária é inserida através de uma incisão no sulco mamário, aréola ou axila, podendo ser posta abaixo ou acima do músculo peitoral, dependendo do tipo de mama da paciente. O procedimento será avaliado pela paciente junto ao seu especialista.

Leia mais sobre a mamoplastia de aumento

Mamoplastia Redutora: Não é incomum que mulheres com seios muito volumosos possam sofrer dores e desconfortos na coluna. A mamoplastia redutora é uma opção para que essas mulheres possam optar por um tamanho mais confortável ao seu tipo físico. Em situações como assimetria e queda das mamas, a redução também pode ser indicada. A técnica é feita através de uma incisão, que pode ser em T invertido no sulco mamário, periareolar ou o L. Dependendo da mama da paciente, o cirurgião deverá avaliar a quantidade de pele retirada e qual o melhor tipo de incisão.

Leia mais sobre a mamoplastia redutora

 

Mamoplastia Reparadora: Também classificada como mastoplastia, ela trata de desproporções, assimetrias acentuadas, diminuição da aréola, entre outros casos que possam causar incômodo. O procedimento depende exclusivamente do caso da paciente e sua vontade, em caso de desproporção é possível aumentar o seio menor ou reduzir o maior, reposiciona-los entre outras opções. Cada necessidade deve ser atendida pela técnica adequada.

 

Mamoplastia Reconstrutiva: Esta é uma técnica muito utilizada em mulheres que tiveram câncer de mama e necessitaram remover uma ou ambas as mamas (a conhecida mastectomia). O cirurgião plástico irá reconstruir as mamas, sendo, por vezes, necessário retirar tecido de outras partes do corpo. O procedimento de reconstrução pode ser realizado posteriormente à mastectomia, ou junto, dessa forma evitando a amastia (ausência do tecido mamário) cirúrgica, que pode ser um período bastante traumático na vida da paciente. O tratamento é indicado caso a caso pelo médico que está acompanhando a paciente, e cada um têm suas necessidades específicas.

Mastopexia: Ou “lifting de mamas” é uma técnica que levanta o tecido mamário com ptose (caídos). O lifting pode ser ou não associado ao aumento dos seios de acordo com a vontade da paciente. A técnica irá retirar a pele em excesso e se necessário reposicionar os mamilos para reverter o aspecto caído e recuperar a aparência jovial.

Leia mais sobre a Mastopexia

 

Quem pode realizar a mamoplastia?

As mamoplastias são indicadas para mulheres que já desenvolveram plenamente as mamas e possuam alguma necessidade médica ou estética, não devendo ser realizadas durante a fase de crescimento. Geralmente, o desenvolvimento completo das mamas ocorre cinco anos após a primeira menstruação, dessa forma sendo recomendável que se aguarde um ano após esse período para que a mamoplastia seja realizada.

 

Qual o profissional habilitado?

Procedimentos cirúrgicos devem ser feitos exclusivamente por cirurgiões especializados e cadastrados corretamente no CRM (Conselho Regional de Medicina). O paciente deve sempre buscar referências e em caso de dúvidas ir atrás de uma segunda opinião.

 

São procedimentos seguros?

Sim. A realização em ambiente adequado (hospital) e por profissional capacitado é considerado seguro e com poucas complicações, ocorrendo em cerca de 1% dos casos.

Para mais informações sobre esse ou outro procedimento e demais técnicas realizadas por nossa clínica acompanhe nosso blog, ou entre em contato por meio de nosso formulário para agendar uma consulta!

Compartilhe

Picture of Dr. Mario Farinazzo

Dr. Mario Farinazzo

Formado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Dr. Mário Farinazzo tem mais de 10 anos de experiência como cirurgião. É pioneiro na técnica de Rinoplastia Preservadora, tendo uma das maiores experiências no Brasil.