Septoplastia

Septoplastia

Entenda a Septoplastia

Quando uma pessoa decide buscar um especialista em cirurgias plásticas do nariz, usualmente, ela possui dois objetivos possíveis: corrigir imperfeições estéticas, tais como o tamanho ou o formato do nariz, ou melhorar questões funcionais (alterações que estejam afetando a respiração).

Dentre as cirurgias plásticas realizadas para melhorar a função da respiração, destaca-se a que corrige o desvio de septo nasal, conhecida como septoplastia. Normalmente, ela é indicada para pacientes que apresentam alguns sintomas, tais como:

  • Constipação nasal constante;
  • Dificuldade para respirar durante a prática de atividades físicas;
  • Sinusites recorrentes;
  • Dores de cabeça;
  • Alterações no olfato e paladar, entre outras queixas.

 

O que é desvio de septo?

O septo nasal é uma estrutura composta por osso e cartilagem, recoberta de mucosa, que divide o nariz em duas fossas nasais ou cavidades nasais.

O ideal é que o septo divida o espaço para ambas fossas nasais igualmente, no entanto, em alguns casos, o septo pode sair da linha média e entortar para um ou ambos os lados.

Essa alteração é definida como desvio do septo nasal, que pode ser causado por traumas nasais ou malformações da estrutura nasal ao longo do desenvolvimento na infância ou adolescência.

desvio de septo impede que a entrada de ar seja suficiente para a respiração do paciente, causando má ventilação, que pode afetar na capacidade respiratória, prejudicar a qualidade do sono e, consequentemente, de vida da pessoa acometida pelo desvio. Na maioria dos casos, um médico especialista indica a correção do desvio por meio da cirurgia de septoplastia.

 

Como a septoplastia é realizada?

O procedimento de septoplastia é feito com anestesia geral, pois a manipulação do septo é muito incômoda e dolorosa. A cirurgia começa com uma pequena incisão na mucosa para acessar a estrutura do septo e visualizar o desvio.

Então, o  cirurgião plástico faz a remoção e remodelagem da cartilagem, caso necessário, e o reposicionamento do septo nasal na posição considerada correta.

Além disso, pode utilizar placas de material absorvível (placa de PDS) que auxiliam a manutenção da nova forma e posição. Após isso, é realizado o fechamento da incisão com suturas, o uso do incômodo tampão nasal depende do caso e da técnica utilizada sendo, na maioria das vezes, dispensável.

 

A septoplastia deixa marcas?

A septoplastia não resulta em cicatriz aparente. Além disso, devido aos avanços da técnica, os pontos utilizados são absorvidos pelo organismo, além de não exigir, na maioria das vezes, o uso de tampões nasais no processo pós-cirúrgico.

Para mais informações sobre esse ou outro procedimento e demais técnicas realizadas por nossa clínica, acompanhe nosso blog ou entre em contato para agendar uma consulta!

Conheça o cirurgião

Dr. Mario Farinazzo

Formado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Dr. Mário Farinazzo tem mais de 10 anos de experiência como cirurgião. É pioneiro na técnica de Rinoplastia Preservadora, tendo uma das maiores experiências no Brasil.

Saiba mais

Guia de tratamentos

Cirurgias e procedimentos de Harmonização

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.