Home » Preenchimento facial com Ácido Hialurônico
Preenchimento facial com ácido hialurônico para eliminar rugas e linhas de expressão
O preenchimento labial com ácido hialurônico pode restaurar o volume a fim de se alcançar maior plenitude na estética e harmonia labial.
Quando injetado dentro da pele, reforça a estrutura e alivia as marcas e vincos na região em torno da boca.
O preenchimento com ácido hialurônico preenche os sulcos e as rugas ao redor da boca e dos olhos.
As olheiras são alterações cutâneas na região dos olhos causadas muitas vezes pelo cansaço e estresse. O ácido hialurônico pode ser aplicado na área abaixo dos olhos onde não tem volume, atuando como preenchimento.
A substância permite recuperar o volume perdido na região malar.
O preenchimento das têmporas com ácido hialurônico repõe o volume que foi absorvido com o passar dos anos na região.
A flacidez do lóbulo das orelhas é decorrente do envelhecimento, o preenchimento do lóbulo contribui para um aspecto mais jovem da face.
Os preenchimentos faciais são realizados através da injeção do ácido hialurônico com agulhas ou cânulas delicadas em regiões pré determinadas da face de acordo com o efeito desejado. Assim, para cada região, utiliza-se um tipo de ácido hialurônico específico. O tratamento costuma ter uma duração de 30 a 60 minutos a depender da quantidade de regiões a serem tratadas e é feito no próprio consultório médico. O procedimento pode ser realizado com auxílio de anestésicos em forma de creme e a maioria dos produtos contém anestésicos misturados ao ácido, o que deixa a região dormente após a aplicação. Este não é um procedimento referido como doloroso pela maioria dos pacientes sendo que algumas regiões, como ao redor da boca, podem provocar maior desconforto que outras.
Após a aplicação, a zona tratada poderá ficar um pouco inchada e avermelhada nos primeiros dias. A extensão desses efeitos varia conforme o local e a quantidade de ácido aplicado. No entanto, irão diminuir pouco a pouco e, após alguns dias, será possível perceber os reais resultados da aplicação. Para reduzir os efeitos, pode-se aplicar compressas geladas na região.
Após o procedimento é possível retornar às atividades leves no mesmo dia, sendo a prática de atividades físicas reservadas para o dia seguinte. Não é aconselhado massagear o local da aplicação, a não ser que seja orientado pelo médico. Alguns nódulos ou pequenos caroços podem se formar nos primeiros dias, mas tendem a desaparecer no decorrer do tempo. Caso não ocorra, é importante informar ao médico. Inchaço é comum, principalmente ao redor da boca. Pequenos hematomas também podem se formar e o uso de maquiagem está liberado. Não é aconselhável a exposição solar nos primeiros dias e o uso de protetores deve ser mantido.
A toxina botulínica é utilizada para bloquear a atividade de alguns músculos e assim, diminuir a quantidade de rugas finas e médias. Está indicada para qualquer paciente que já tenha rugas e que deseje uma melhora. A aplicação não deixa o paciente sem expressão quando bem indicada e realizada.
O preenchimento com ácido hialurônico é mais utilizado para corrigir rugas e sulcos maiores. A ideia é aumentar o volume em regiões de depressão ou onde o volume original não é suficiente para conferir um aspecto harmônico da face. Dessa maneira, mesmo pacientes jovens podem se beneficiar da sua aplicação.
Quem determina o momento ideal para começar as aplicações da substância é o profissional especialista e o paciente de acordo com as queixas. Existem pacientes jovens com um volume facial mal distribuído ou pequeno que se beneficiam muito dos preenchedores. Contudo, em geral, os pacientes acima dos 40 anos são os que mais comumente apresentam indicação.
Formado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Dr. Mário Farinazzo tem mais de 10 anos de experiência como cirurgião. É pioneiro na técnica de Rinoplastia Preservadora, tendo uma das maiores experiências no Brasil.