Depositphotos_273446894_xl-2015

Nariz dormente: causas e tratamentos

Durante a vida passamos por algumas experiências, estranhas e talvez raras, relacionadas ao nosso corpo. Uma muito comum, e que você provavelmente já passou, é acordar com algum membro do corpo completamente dormente. (após uma rinoplastia, por exemplo).

A sensação de formigamento e a perda de sensibilidade são as características que definem essa sensação.

O motivo de começarmos abordando essa condição é para explicarmos as causas e possíveis soluções para quando a dormência ocorre no nariz.

O que causa dormências?

Em geral a dormência é causada por falta de irrigação sanguínea ou por um nervo pressionado. Como o exemplo no início deste texto, o braço dormente ao acordar pode ser causado por dormir em cima dele, diminuindo a irrigação sanguínea ou pressionando algum nervo.

Outras causas de dormências podem incluir:

  • Problemas na tireoide;
  • Níveis irregulares de cálcio, potássio ou sódio;
  • Deficiência de vitaminas (especialmente B12);
  • Uso de medicamentos;
  • Danos causados por chumbo, álcool ou tabaco;
  • Mordidas de insetos, carrapatos, ácaros ou aranhas.

O que causa a dormência do nariz após a rinoplastia?

A dormência no nariz após a rinoplastia pode ser causada pela manipulação cirúrgica local, o que inevitavelmente afeta os vasos e nervos nesta região do rosto.

Como o procedimento de rinoplastia é traumático à região, é comum que leve algum tempo para que o corpo se recupere completamente e todas as funções locais sejam restabelecidas completamente, o que pode causar o formigamento no local.

Essa sensação é considerada um efeito colateral menor e costuma sumir após alguns dias conforme a recuperação do paciente avança.

O que fazer em caso de dormência após a rinoplastia?

A dormência é um efeito colateral menor e como tal, não deve trazer preocupações ao paciente.

Ela deve regredir gradualmente até desaparecer durante o período de recuperação, porém, é importante que o paciente mantenha seu cirurgião completamente informado sobre sua condição após a cirurgia e qualquer sensação atípica deve ser informada durante as consultas subsequentes.

É comum ter alterações de sensibilidade após a rinoplastia?

Sim. Segundo um estudo da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, cerca de 88% dos pacientes apresentam alguma forma de alteração na sensibilidade do nariz, em geral, térmica e tátil.

Apesar das alterações de sensibilidade, os pacientes do estudo demonstraram-se satisfeitos com os resultados da rinoplastia.

Causas fora da rinoplastia

Caso você não tenha passado por algum procedimento no nariz, ou sofrido algum trauma, é importante consultar seu médico para investigar as causas, caso o sintoma seja persistente.

Sensações incômodas e prolongadas devem receber atenção médica para identificar as causas e possíveis soluções.

Quais são os tratamentos?

No caso da dormência do nariz após a rinoplastia, o melhor remédio é o tempo.

A alteração tende a diminuir e até mesmo desaparecer após o primeiro ano, não causando quaisquer danos ou consequências.

Caso haja outras causas para a dormência, seja no nariz ou qualquer outra parte do corpo, um médico deverá ser consultado para identificar a origem do problema e ministrar o tratamento adequado.

Como se prevenir?

Alguns dos efeitos colaterais da rinoplastia passam diretamente pelas mãos do cirurgião plástico responsável; por este motivo é muito importante escolher alguém que tenha ampla experiência com o procedimento e seja devidamente credenciado pelos órgãos competentes.

Realizar procedimentos estéticos em clínicas sem procedência e pessoas sem qualificação profissional adequada pode trazer riscos à saúde, além de comprometer a qualidade dos resultados.

Para mais informações sobre esse ou outro procedimento e demais técnicas realizadas por nossa clínica acompanhe nosso blog, ou entre em contato por meio de nosso formulário para agendar uma consulta!

Compartilhe

Picture of Dr. Mario Farinazzo

Dr. Mario Farinazzo

Formado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Dr. Mário Farinazzo tem mais de 10 anos de experiência como cirurgião. É pioneiro na técnica de Rinoplastia Preservadora, tendo uma das maiores experiências no Brasil.