Cirurgião plástico realizando uma rinoplastia fechada em uma paciente.

Entenda como funciona a rinoplastia fechada

Quando falamos sobre rinoplastia, muitas pessoas acreditam só existe uma técnica para realizar esse procedimento. No entanto, a rinoplastia pode ser feita com técnicas diferentes. Além do tradicional método de rinoplastia aberta, também existe a rinoplastia fechada.

Essa última técnica é menos agressiva, porque é feita através de pequenas incisões no interior das narinas, que permitem acesso ao osso e à cartilagem. Dessa forma, não há a necessidade de levantar a pele da estrutura do nariz para manipular as estruturas internas.

Uma das principais vantagens da rinoplastia fechada é o menor tempo de recuperação, mas existem diversas outras. As incisões são internas, portanto é uma cirurgia que não deixa cicatrizes externas, desse modo, você tem uma uma melhor noção do resultado final e em menos tempo.

Em contrapartida, o cirurgião deve ser muito habilidoso, uma vez que, por ter pouca ou nenhuma visibilidade da estrutura nasal, ele usará do seu tato e conhecimento para alterar as estruturas nasais como planejado.

Pode-se dizer é um procedimento que exige melhor qualificação profissional. Por isso, converse bem com o médico para definir qual a técnica que será utilizada.

Vamos entender melhor quais são os tipos de rinoplastia.

Como fazer um procedimento de correção do nariz?

O nariz é um órgão complexo, com diversas estruturas, divididas entre cartilagens, ossos, vasos e tecidos, e o procedimento de cirurgia plástica dedicado ao nariz é a rinoplastia. É uma cirurgia delicada, que exige grande perícia, planejamento e habilidade de execução do cirurgião.

A técnica pode ser utilizada tanto para fins estéticos, quanto para funcionais ou até para ambos. Os objetivos devem ser pensados de forma realista e discutidos detalhadamente com o cirurgião.

Como é um procedimento amplamente realizado, existem técnicas diferentes desenvolvidas ao longo do tempo. A mais tradicional é a rinoplastia aberta e você pode ler mais sobre ela nos seguintes artigos:

E existe também a rinoplastia fechada, sobre a qual iremos discutir a seguir.

O que é a rinoplastia fechada?

A rinoplastia fechada é um método menos agressivo, feito por meio de pequenas incisões no interior das narinas, que permitem acesso ao osso e à cartilagem. Dessa forma, não há a necessidade de levantar a pele da estrutura do nariz para manipular as estruturas internas.

Entenda quais são as vantagens e desvantagens da rinoplastia fechada

Assim como toda abordagem alternativa, existem vantagens e desvantagens em relação ao método mais tradicional, no caso, a rinoplastia aberta.

Principais vantagens da rinoplastia fechada:

  • Menor tempo de recuperação;
  • Incisões internas;
  • Ausência de cicatrizes externas;
  • Melhor noção do resultado final.

Desvantagens do procedimento de rinoplastia fechada:

  • Pouca visibilidade;
  • Exige melhor qualificação profissional;
  • Qualidade do procedimento fortemente relacionada à experiência do cirurgião;

O resultado da rinoplastia fechada tem uma correlação muito maior com a experiência e habilidade do cirurgião do que a rinoplastia aberta.

Por ter pouca ou nenhuma visibilidade da estrutura nasal, o médico cirurgião usa do seu tato e conhecimento para alterar as estruturas nasais como planejado, fator que eleva a dificuldade do procedimento.

Entenda a rinoplastia fechada

Rinoplastia fechada ou aberta: qual devo fazer?

A escolha deve levar em conta diversos fatores, como: os objetivos do paciente, a complexidade das alterações, a experiência do cirurgião com o procedimento e a opinião do profissional em relação ao seu caso.

Para te ajudar a escolher de forma mais objetiva, a Revista Brasileira de Cirurgia Plástica publicou um estudo com resultado comparativo de ambas as técnicas.

Nele, os índices de satisfação da rinoplastia aberta são maiores e a necessidade de reoperação é menor (apesar da diferença ser considerada insignificante pelos autores do estudo).

Dito isto, a escolha do procedimento deve ser discutida com seu cirurgião e ser cuidadosamente ponderada de acordo com suas vantagens e desvantagens.

Podem existir complicações na rinoplastia?

Complicações de rinoplastia são raras, porém, como qualquer procedimento cirúrgico, há riscos que serão devidamente informados pelo seu médico. Entre as complicações mais frequentes estão:

Complicações mais comuns no período pós-operatório da rinoplastia:

  • Sangramento;
  • Edema;
  • Obstrução nasal.


Complicações da rinoplastia que podem acontecer a longo prazo:

  • Pinçamento nasal;
  • Dificuldades respiratórias;
  • Obstrução;
  • Desvios severos da ponta;
  • Assimetrias graves;
  • Desfiguração facial;
  • Sequelas estéticas e respiratórias.

As complicações de longo prazo podem ser evitadas com a escolha de um profissional competente e credenciado, por isso, é muito importante pesquisar bem na hora de escolher seu cirurgião plástico.

Os resultados de uma rinoplastia bem executada podem agregar muito à qualidade de vida de uma pessoa, e esse sucesso na cirurgia passa diretamente pelas mãos de quem irá executar o procedimento.

Procure sempre sentir-se bem com o seu corpo!

Olhar no espelho e sentir-se atraente faz bem para autoestima, eleva a confiança e, consequentemente, a qualidade de vida e das relações interpessoais.

No entanto, às vezes, o simples ato de olhar nos olhos e manter uma conversa pode ser preocupante, principalmente quando você está consciente de algum incômodo em sua aparência que possa afetar sua reação aos olhares alheios.

Por esses e outros motivos, muitas pessoas buscam correções estéticas por meio de cirurgias plásticas. Por ser um elemento que compõe o centro estético da face, o nariz é alvo das correções cirúrgicas mais populares.

Para mais informações sobre esse ou outro procedimento e demais técnicas realizadas por nossa clínica, acompanhe nosso blog ou entre em contato por meio de nosso formulário para agendar uma consulta!

Compartilhe

Picture of Dr. Mario Farinazzo

Dr. Mario Farinazzo

Formado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Dr. Mário Farinazzo tem mais de 10 anos de experiência como cirurgião. É pioneiro na técnica de Rinoplastia Preservadora, tendo uma das maiores experiências no Brasil.