Botox elimina suor excessivo nas axilas

Aplicação de Botox pode eliminar suor excessivo nas axilas?

A hiperidrose é uma condição que afeta cerca de 2% da população e que causa o suor excessivo em uma parte específica do corpo. O maior exemplo é quando isso acontece nas axilas, situação que pode trazer grande desconforto para o paciente além de constrangimento social. A hiperidrose pode também ocorrer na região do torax, costas, palmas das mãos e sola dos pés.

A forma tradicional e mais antiga de tratamento para o suor excessivo é uma cirurgia denominada simpatectomia que, apesar de ser um tratamento definitivo, tem efeitos colaterais e o risco cirúrgico. Uma nova forma de tratamento para hiperidrose é a aplicação da toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox.

As causas para o suor excessivo podem ser variadas, desde disfunção da tireoide, questões emocionais, predisposição genética, menopausa, câncer ou obesidade.

O tratamento está indicado para pessoas que apresentam suor excessivo nas axilas, troco, palma da mãos e sola dos pés.

Como a toxina botulínica age para evitar o suor excessivo nas axilas?

A toxina botulínica bloqueia a atividade das glândulas produtoras de suor. A substância é injetada em pequenas quantidades nas regiões de interesse com auxílio de cremes anestésicos, gelos ou dispositivos vibratórios.

A aplicação pode ser realizada no consultório do cirurgião plástico ou dermatologista e leva, em torno de 30 minutos por região. A área tratada pode ficar um pouco avermelhada e inchada, mas atividades leves estão liberadas imediatamente após o procedimento.

O início da ação, ou seja, a diminuição na produção de suor ocorre cerca de 48-72hs após a aplicação, sendo que em 10 a 15 dias o bloqueio atinge o seu pico. Com o tempo, a toxina botulínica deixa de agir e o procedimento pode ser repetido. Isso acontece entre 8 e 12 meses após o procedimento.

É importante ressaltar que, apesar de temporário, o tratamento da hiperidrose com a toxina botulínica oferece inúmeras vantagens como a praticidade na aplicação, os raros casos de complicação e o retorno rápido às atividades.

Além disso, os pacientes que se submetem a este tipo de tratamento ficam menos ansiosos e, consequentemente, suam menos mesmos quando o efeito da substância diminui. A explicação mais aceita para isso é que esses pacientes se sentem mais seguros por existir um tratamento com todas as vantagens acima mencionadas e que podem recorrer a qualquer momento.

O profissional que realiza o procedimento deve ser devidamente qualificado uma vez que o manuseio da toxina botulínica exige conhecimentos específicos Também é importante atentar-se sobre a qualidade, validade e procedência da toxina utilizada. Sabemos que a duração e a potência da substância varia conforme a marca.

Com o tratamento, o paciente acometido pela hiperidrose recupera a qualidade de vida e situações que antigamente poderiam significar constrangimento devido ao suor excessivo podem ser vividas normalmente.

Compartilhe

Picture of Dr. Mario Farinazzo

Dr. Mario Farinazzo

Formado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Dr. Mário Farinazzo tem mais de 10 anos de experiência como cirurgião. É pioneiro na técnica de Rinoplastia Preservadora, tendo uma das maiores experiências no Brasil.